
Recebi recentemente, cordialmente enviado pelo amigo Breno Moura, uma obra literária escrita brilhantemente pela empresária e psicóloga Maria Auxiliadora Matos de Mello: Grupo Calsete - Meio Século de História. Tive o prazer de ler e conhecer em detalhes os aspectos da história da Calsete, que posteriormente se tornou um conglomerado de empresas, denominado Grupo Calsete.
O livro narra as etapas da criação do grupo, desde seus primórdios em 1968. Fala das dificuldades, desafios, sonhos e desejos realizados.Maria Auxiliadora, dona de uma mente criativa e brilhante, soube descrever em detalhes cada momento vivido pelos seus diretores e sócios, desde o primeiro empréstimo, realizado pelo saudoso Antônio Pontes Fonseca no Banco Agrícola de Minas Gerais, com o apoio do banqueiro e amigo Márcio Alves Costa, passando pelo convite para estar junto na grande jornada, até os dias de hoje, quando, apesar da ausência de Antônio Pontes, o grupo segue forte e em pleno crescimento.
A obra, por ser direcionada à história do Grupo, obviamente não se aprofunda em aspectos mais particulares de seu principal fundador. Antônio Pontes foi a vida e a essência da Calsete. Graças ao seu lado empreendedor e por ser um homem dotado de fé e confiança inabaláveis, conseguiu incorporar à empresa esse espírito, que a tornou o que é agora: o grupo empresarial de maior importância na história de Sete Lagoas.
Maria Auxiliadora narra de forma agradável e de fácil leitura todos os principais acontecimentos que marcaram essas mais de cinco décadas de muito investimento e valorização do trabalho. Um livro que vale a pena ler e se inspirar, mostrando o quanto sonhos podem se tornar realidade desde que sejam planejados e cuidadosamente executados.
Cada empresa do grupo foi montada para ser parte de um todo. Mesmo diante de riscos e da necessidade de inovação, e com o apoio sempre presente de pessoas capacitadas, como a própria autora Maria Auxiliadora, o Grupo Calsete foi tomando forma até alcançar suas seis empresas vencedoras: MARGUSA, PRÓ-FLORA, MARAFLORA, CALSETE CONCRETOS, CALSETE INDÚSTRIA e ICIBRA, esta última uma indústria de cimentos localizada no Estado do Maranhão.

Somando todas essas empresas, são milhares de empregos diretos e indiretos, proporcionados pela seriedade com que o grupo trata todas as questões empresariais, filosóficas, políticas e sociais.
SOBRE ANTÔNIO PONTES
Conheci Antônio Pontes e Maria Auxiliadora aos meus 18 anos de idade. Na época, eu também tinha sonhos considerados inalcançáveis por muitos, mas estava certo de que sonhos podem se tornar realidade desde que nunca se desista deles. Talvez essa tenha sido a ligação mais forte que tive com os dois: a Calsete, cheia de sonhos em crescer e se tornar a empresa que é hoje, e eu, como cantor, ousando onde outros não ousaram e acreditando nos sonhos que realizei.
Fiquei fora de Sete Lagoas por um longo período, mas retornei há exatos 18 anos. Tive o prazer de rever Antônio Pontes e conviver com ele nos últimos cinco anos de sua vida. Nesse período, vi de perto seu lado humano. Um ser de uma sensibilidade rara.
Rigoroso, ele sempre buscava a excelência, acreditando que as pessoas deveriam evoluir e aperfeiçoar-se através dos bons exemplos. Como benfeitor e amigo, ele era, como me disse certa vez seu filho, “um cara fora da curva”. Alegre, desprendido de bens materiais, cavalheiro com as mulheres, um pai e marido dedicado, sempre preocupado com o melhor para sua família.
Nos últimos cinco anos de sua vida, nasceu através dele uma série de empreendimentos que muitos levariam décadas para concluir. Isso é mencionado no livro de Maria Auxiliadora como prova de sua capacidade de liderança.
Na política, ele foi um fator de grande influência em Sete Lagoas, acreditando que a gestão da cidade determina o seu desenvolvimento. Apesar de algumas gestões mal-sucedidas terem travado o progresso local, Antônio Pontes nunca perdeu a fé. Ele acreditava no diálogo e no trabalho.
Tive a honra de ajudá-lo a fundar um partido na cidade, o PTB. Quase lançamos um candidato à prefeitura, mas, por questões burocráticas, o projeto não se concretizou. Mesmo assim, ele não desistiu.

Infelizmente, a pandemia o levou, e com ele se foram muitos sonhos que compartilhávamos. Mas sua essência permanece viva no Grupo Calsete e nos ensinamentos que deixou.
Hoje, ao ver o sucesso do Grupo Calsete, lembro-me de suas histórias, agora brilhantemente detalhadas por Maria Auxiliadora. Recomendo que todos leiam esta obra extraordinária. Ela inspira, nos dá forças para continuar sonhando e ensina que com trabalho, determinação, coragem e, acima de tudo, fé, podemos alcançar sonhos nunca antes imaginados.
Parabéns, Maria Auxiliadora Matos de Mello!Parabéns, Grupo Calsete!E, em memória do meu grande amigo e pai de coração, parabéns, Antônio Pontes! Que o Mestre Jesus continue abençoando essa grande jornada.

Comments